"Step-by-step works only will be accepted if they contain explanation about the process."
"Step-by-step works only will be accepted if they contain explanation about the process."

"Step-by-step works only will be accepted if they contain explanation about the process."



Thank you.
----

Não envie passo-a-passo a menos que ele possa ser enquadrado como um tutorial (contenha explicação sobre como o trabalho foi feito, na imagem ou na descrição).
Se não for assim, não é tutorial e não vai ser aceito no grupo.

Valeu.

Materiais Exoticos (ou apenas incomuns) 4

Journal Entry: Mon Dec 17, 2012, 6:23 PM



#4 - Pirógrafo



Pirógrafo é um instrumento utilizado para gravar um material queimando-o, usando a técnica conhecida como pirografia ("escrever com fogo"). Variando o tipo de ponta usada, a temperatura ou o modo como o ferro é aplicado ao material obtêm-se efeitos diversos. Uma variada quantidade de tons e sombras pode ser obtida, conforme as capacidades do modelo. O pirógrafo pode ser usado para gravar em madeira, couro, cortiça, veludo sintético, acrílico, isopor (cavar e vazar), plástico, vidro (somente modelo profissional), garrafas pet, etc. Ele pode ser usado também para cortar tecidos sintéticos e selar plásticos.



Tipos de pirógrafo



Pirógrafo de ponta sólida - Similar ao ferro de solda. Possui uma ponta sólida que é aquecida por elemento elétrico e opera a uma temperatura fixa.





Pirógrafo de ponta de arame - Possui controle de variação de temperatura. A ponta de arame é aquecida por uma corrente elétrica passando diretamente através dela. Alguns modelos permitem a troca das pontas para permitir efeitos diferentes.





História



Pirografia ou pirogravura é a arte de decorar madeira ou outro material com marcas de queimadura resultante de uma aplicação controlada de um objeto quente como o atiçador (poker, em inglês, daí outro nome popular: "pokerwork"). Pode ser praticada usando ferramentas modernas especializadas, material aquecido no fogo ou mesmo luz solar concentrada com uma lupa.
O processo vem sendo utilizado por diversas culturas incluindo os Egípcios e algumas tribos africanas desde o princípio da história registrada. Na China, a técnica era conhecida como "Bordado da Agulha de Fogo". Durante a Era Vitoriana, a invenção do pirógrafo aumentou o interesse na técnica e foi quando o termo "pirografia" foi estabelecido (anteriormente o termo mais usado era "pokerwork"). No final do século XIX, Alfred Smart descobriu uma tinta a base d'água para uso na pirografia que permitiu acrescentar tons e sombras onde anteriormente seria impossível. No princípio do século XX, o desenvolvimento do pirógrafo elétrico automatizou o processo. A pirografia faz parte da tradição folclórica em muitas partes da Europa, incluindo Romênia e Hungria, assim como Argentina e outras áreas da América do Sul — o artesanato gaúcho utiliza bastante esta técnica.





Recursos



Usando o pirógrafo  youtu.be/Gxbqkp-nKuQ

Usando o pirógrafo (com música campeira!) youtu.be/u5ME26z4luE

Usando o pirógrafo com variação de efeito youtu.be/CyqsWbFDaR0


Este artigo faz parte de uma sessão do TutorialHouse no facebook. Toda sexta-feira será apresentado um material diferente.
Não esqueça de sugerir artigos para esta sessão!
Postagem original: www.facebook.com/notes/tutoria…



Materiais Exoticos (ou apenas incomuns) 3

Journal Entry: Mon Dec 10, 2012, 8:59 AM


#3 - Pantógrafo


(pantograph)

O pantógrafo é um aparelho utilizado para transferir figuras e que pode ser regulado de modo a executar também ampliações e reduções nas proporções desejadas.


O primeiro pantógrafo foi construído em 1603 por Christoph Scheiner, que usou o dispositivo para copiar e redimensionar diagramas. Ele escreveu sobre a invenção mais de 27 anos depois, em "Pantographice" (Roma 1631). Um braço do pantógrafo continha um ponteiro pequeno, enquanto o outro segurava um instrumento de desenho, e ao mover o ponteiro sobre um diagrama, uma cópia do diagrama foi elaborado em outro pedaço de papel. Ao mudar as posições dos braços de ligação entre o braço do ponteiro e do braço de desenho, a escala da imagem produzida podia ser alterada. Uma versão mais complexa denominada eidograph foi desenvolvido por William Wallace em 1831.


O pantógrafo é uma armação de paralelogramos de forma que o movimento tracejando uma imagem produz movimentos idênticos numa outra extremidade dele. De forma geral, ele é constituído por quatro barras (geralmente de madeira) articuladas, duas maiores e duas menores, que se mantêm paralelas duas a duas. As duas réguas menores estão por baixo e são articuladas entre si (sendo essa intersecção o pivô que traça por cima da imagem original) e às maiores nas extremidades; as maiores são colocadas sobre estas, com as articulações às menores situadas ao longo do seu comprimento (podendo ser regulada a sua posição para obter as proporções desejadas), e articuladas uma à outra numa das extremidades, conforme pode ser visto na imagem.



A extremidade oposta de uma das barras maiores é fixa num ponto, e a outra é onde fica o lápis que vai desenhar a reprodução da imagem.


No vídeo de como usar o pantógrafo há uma solução prática para o problema de cópia imprecisa. Segurando o lápis da reprodução, acompanha-se o lápis traçando sobre o original.



Recursos

Como usar o pantógrafo
youtu.be/Ayr6cBstvXI

Como fazer  um pantógrafo
youtu.be/STgmUAodOOw

Simulador de pantógrafo
www.ies.co.jp/math/java/geo/pa…


Este artigo faz parte de uma sessão do TutorialHouse no facebook. Toda sexta-feira será apresentado um material diferente.
Não esqueça de sugerir artigos para esta sessão!
Postagem original: www.facebook.com/notes/tutoria…



Materiais Exoticos (ou apenas incomuns) 2

Journal Entry: Sat Dec 1, 2012, 4:52 AM


#2 - Bico de pena (pen nib)



O bico de pena é uma ferramenta utilizada para escrever, desenhar ou fazer a arte-final de um desenho. O bico de pena destaca-se pela possibilidade de variar a espessura do traço.


Este material consiste numa peça metálica acoplada a suporte semelhante a uma caneta. Ela possuiu um recorte da ponta até um orifício mais ou menos em seu centro, cuja função é reter a tinta e ir despejando-a conforme a pena é pressionada contra o papel.





O bico de pena é utilizado da seguinte maneira: esta ponta metálica é mergulhada num recipiente com tinta (nanquim, por exemplo), tira-se o excesso na  borda do recipiente e em seguida aplica-se sobre o papel. Conforme a pressão, o traço estreita ou alarga. O ideal, como em todos os métodos tradicionais, é testar o bico de pena num pedaço de papel antes de aplicar ao suporte. (A vida não tem Ctrl+Z!)


Há uma certa variedade de bicos de pena, cada um com resultados específicos, mas são três os principais para arte-final/desenho:





1. Maru Pen (Pena Mosquitinho) — algumas vezes a mais fácil de ser encontrada, possui alguma variedade no traço, mas seu forte são as linhas finas;

2. G-Pen — permite um traço bastante variado, de bem fino a muito grosso;

3. Spoon Pen — pouca variação no traço, mas carrega muita tinta, portanto, ideal para quem tem pouca prática;

Atualmente temos diversos programas de computador e tantos outros materiais tradicionais que simulam seu resultado, mas, com alguma prática, é possível fazer linhas com bastante variedade no traço usando apenas o bico de pena.


Embora o principal uso dos bicos de pena hoje em dia seja para desenho ou arte-final, ainda há muitos cursos de caligrafia usando este material. Portanto, é possível procurar por este tipo  site (ou loja) para comprar os bicos de pena na internet.


A Speedball tem a venda kits de bico de pena, comprei um recentemente na Casa do Artista. A G-Pen da foto comprei na Koralle e é do fabricante Leonardt.




CURIOSIDADES

Até mais ou menos metade do século passado o bico de pena ainda era usado para escrever!


Você já deve ter visto em alguns vídeos o pessoal queimando o bico de pena. É apenas uma chamuscada leve para retirar a cera que o fabricante deposita para preservar o metal.


Este artigo faz parte de uma sessão nova do TutorialHouse no facebook. Toda sexta-feira será apresentado um material diferente.
Postagem original: www.facebook.com/notes/tutoria…



Materiais Exoticos (ou apenas incomuns)

Journal Entry: Fri Nov 23, 2012, 7:07 AM


#1 - Limpa Tipos



(borracha maleável, miolo de pão, borracha putty,"kneaded eraser")


O limpa tipos é uma borracha maleável, indicada para o uso de carvão, pastel e lápis macios. Ele absorve o grafite e consegue apagar os traços feitos pelos lápis, apagando falhas ou delimitando áreas de luz.


Devido a sua consistência, pode ser moldado para apagar áreas pequenas ou pequenos detalhes difíceis de alcançar com a borracha convencional, pode ser moldado em uma superfície texturizada e usado como um carimbo ou utilizado para clarear linhas ou sombreamento sem apagá-los completamente.



O material não é muito indicado para apagar grandes áreas, já que se deforma com movimentos mais vigorosos. No entanto, ele pode ser moldado em formato de cilindro e em seguida rolado por cima do papel.


A borracha maleável perde gradualmente sua eficácia e resiliência conforme vai agregando partículas de grafite ou carvão. O ideal é guardá-la isolada dentro de um estojo para que não se suje mais. Para prolongar um pouco sua vida útil, a borracha pode ser virada do avesso, deixando para fora uma superfície menos suja.



Por sua característica física, o material é utilizado em algumas ocasiões para modelagem de objetos e,  em casos mais incomuns, para isolamento de peças de computador (embora eu não aconselhe fazer isso em casa!).




Este artigo faz parte de uma sessão nova do TutorialHouse no facebook. Toda sexta-feira será apresentado um material diferente.
Postagem original: www.facebook.com/notes/tutoria…



Recent Journal Entries

Journal Writers